Aos interessados aqui presentes...

Se você entrou no meu blog, mesmo que por acaso, não saia, entre e seja bem vindo! Leia nossas mensagens, comente, mande e-mails diretos... seja feliz!

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Tipos de criança



Em todo grupinho de criança, podemos perceber diferentes tipo de personalidade, alguns se sobressaem mais e outros menos, alguns são mais fáceis de lidar que outros e tem ainda os que mandam nos outros. Nesse post em particular, vou analisar cinco tipos de crianças, os tipos mais comuns.

- Independente:
Esse tipo de criança não da muito trabalho, geralmente é bem "safo" e consegue resolver os próprios problemas ( na maioria sem precisar bater no coleguinha, a não ser que ele mereça), é o que mais se destaca no grupo, geralmente líder por ser mais esperto ou por saber fazer mais coisas sozinho que os outros, é o gênio por trás da maioria das artes, mas não necessariamente apronta, pois sabe que vai ter problemas, é mais comandante do que pião.
Como lidar com ela? Simples, converse. Geralmente uma boa e rápida conversa mostrando todas as consequências do que fizer de errado (o que inclui castigos, não físicos, e perda de brinquedos que goste muito) fará com que esse tipo de criança faça tudo o que você quiser.

- Valentona:
Se você tem um desses, você tem problemas. Fácil identificar, pois em 5 minutos alguém vai chorar por ter apanhado e delatar logo, essa é a criança problema, que com ou sem motivos bate nas outras, toma os brinquedos, não empresta, empurra e acha que vai conseguir tudo na força ou no grito. Na maioria das vezes não é a mais forte do grupo e nem mesmo a maior, mas acha que sim.
Como lidar com ela? Imponha limites, seja firme, fale sério, ponha pra pensar ( não apenas por alguns minutos, mas por horas até que pare de se comportar mal), retire brinquedos, desenhos, não amoleça.

- Chorona:
Chata, chata e chata é como descrever esse tipo de criança. Pode até ser muito bem educada, carinhosa e boa, mas quando uma vírgula acontece como não gostaria, abre aquele berreiro desagradável, que constrange a mãe e faz com que todos ao seu redor tentem calá-la com mimos, o que aumenta seu chororô.
Como lidar? Deixe chorar pelo tempo que achar necessário e não vá atrás, sim, ignore-a até que pare de chorar e depois tente ver se o choro era por motivo plausível ou não e a ensine a lidar com o problema, como conversar para resolver ou como esfriar a cabeça para não perder-se em lágrimas .

- Espelho:
Famosa "maria vai com as outras", essa criança é fácil de notar, pois você sempre a verá agir conforme o grupo ao seu redor.
Como lidar? Não permita que imite o outro ( se o amigo escolher algo, dê opções retirando o que já foi escolhido) , deixe-a escolher primeiro (assim não poderá imitar) e não permita trocas.

- Manhosa:
Essa é um pouco de tudo, mas em doses pequenas, chora ou bate quando não é atendida ou desagradada, não gosta de emprestar as coisas, prefere brincar sozinha do que brincar do que não tem vontade, chantageia as outras crianças para fazerem o que ela quer e geralmente consegue.
Como lidar? Essa é mais complicada, pois na maioria das vezes não lhe fizeram nada, apenas não fizeram o que ela quis, ignore se não for algo importante, copnverse, mas nunca peça as outras crianças para abrirem mão de algo em prol dessa, o melhor é fazer essa se adaptar a convivência com as outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário