Chega uma fase da criança em que ela começa a ter contato com as conversas, as pessoas passam a querer conversar com elas, os amiguinhos passam a fazer peguntas e principalmente as mães ( que desde sempre fizeram isso) passam a se aprofundar em assuntos mais sérios.
Normalmente a criança não tem muito a dizer, mas com certeza tem muita imaginação pra inventar ou não sabem diferenciar o que elas gostariam que acontecesse com o que realmente aconteceu e isso da uma confusão danada... mais ainda se a criança sabe que tem certos assuntos que são mais delicados e que ela vai ganhar mais atenção se falar sobre eles, daí começa uma invenção que da dor de cabeça.
Muitas crianças não gostam de conversar e dizem sempre que está tudo bem, mesmo se não estiver, para não ter que falar muito com os outros. Já outras crianças amam um papo e dão corda a imaginação para que ele não acabe.
Tem também crianças que ganham pouca atenção e aí chegam perto das pessoas e soltam aquela bomba pra ficar em foco ( tipo: " fulano me bateu" "ciclano mexeu em mim" " eu cai" "beltrano me levou pra quele lugar que você não deixa") e cabe aos pais, saberem sair dessas situações e conversar com a criança.
Mas o que exatamente fazer???? Primeiramente devemos explicar a criança o que é a mentira e a confusão que ela causa, depois devemos questionar bastante sobre o que ele diz (como foi, quem foi, o que ele estava vestindo, o que fez...), mas o principal é que ele saiba que independente do que for MAMÃE ACREDITA !
Por que isso? É muito simples. Se sempre que seu pequeno inventar algo grave você não acreditar, quando realmente acontecer ele não conta.
Temos que sempre dizer a ele que acreditamos, confiamos nele e principalmente o que vamos fazer para resolver, normalmente quando damos uma solução drástica pra certas coisas e elas não são verdadeiras a criança desmente com medo, mas se são verdadeiras ela fica quieta e espera você resolver.
As terapeutas falam que a criança não conta a mesma história da mesma forma mais de 2 vezes se ela não for verdade, mas será??? Bem, na minha casa isso não funciona, meu pequeno tirano de 3 anos(como dizia meu pai,rs) tem coragem de mentir sobre mim, na minha frente 10 vezes pra quem perguntar da mesma maneira. O que faço? Converso muito com ele e se for algo muito sério ponho ele no cantinho do pensamento, mas resolvi estipular com ele uma " brincadeira" que deu certo... Bem, ele tem muita imaginação e adora forjar situações drásticas, então quando ele disser algo que não é verdade deve dizer antes que vai me contar uma história, ou levará uma palmada assim que eu souber o que realmente aconteceu. Isso tem funcionado, mas ele sempre tem uma história pra contar,rsrs.
O importante é não se aborrecer com esse excesso de imaginação porque vai trazer muito desgaste a todos e avisar aos mais próximos (parentes, professores e amigos) que seu pequeno está passando por esta fase, assim evita também que os outros pensem bobagens a respeito do seu filhote.

Nenhum comentário:
Postar um comentário